AzMais
AzMais
AzMais
AzMais

Recent Posts

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Saiba os motivos do apagão SKS 2013

Muita especulação e muita informação falsa e sem nenhuma fonte foi espalhada neste final e começo de semana.

Muitas Teams não revelam nada do que está acontecendo com seus servidores e quando divulgam algumas notas, estas são muito vagas e pouco esclarecedoras o que acaba deixando os usuários confusos.

O Blog AzMais foi a fundo e escreveu um artigo esclarecedor informando os acontecimento sobre o apagão do sistema SKS 2013.

Quebra e fim de contrato com Hispasat é o motivo da mudança de satélite.

A exatamente um ano atrás, a Azbox e outros aparelhos perdia seu sinal das Keys no TelStar 12. A Ragio, revendedora de acesso à internet via satélite na época no TelStar 12, apresentava vulnerabilidade no seu sinal de dados. Empresas que fabricam, revendem e mantém produtos e serviços do sistema chamado SKS, satélite key sharing, se aproveitaram desta vulnerabilidade para fazer o envio das Keys.

A Eutelsat, dona do satélite, pressionada pelas operados de TV por assinatura (principalmente pelo homem mais rico do mundo (Carlos Slim - dono da Claro), e pela justiça, acabou cortando o sinal da Ragio, ocasionando o apagão de janeiro de 2012 no SKS.

Na época, a Ragio chegou a divulgar uma nota:

"19 de janeiro de 2012:
Devido à enorme pirataria de sinais de TV PAGA via satélite, com o uso do AZBOX e similares, que utilizam o satélite TelStar 12 para transmitir as chaves (keys) que permitem a pirataria, causando enormes prejuízos à SKY, Embratel, Telefonica e outras empresas poderosas, a Justiça ou pressões políticas estão pressionando a Eutelsat, dona do satélite, a impedir essa distribuição.”

A Ragio tentou a Hispamar, dona do Hispasat e Amazonas, mas não obteve sucesso e logo voltou a vender seus serviços no Atlantic Bird 1.

Vendo que o cerco estava sendo fechado na época no Telstar 12, a DuoSat, marca então recém lançada, já havia alertado seus usuários sobre a mudança de satélite e já tinha se precavido, hospedando suas chaves SKS no Hispasat.

Uma semana após, o sinal das Keys já estava sendo disponibilizado no Hispasat e atualizações já estavam sendo lançadas por outras marcas.

Neste ano, o que aconteceu foi quase o mesmo. O cerco fechou para algumas marcas, fato que levou algumas Teams a se pronunciar antes da hora. Caso da Azbox que confirmou sua retirada de dados do Hispasat. Porém, para algumas marcas não existe nenhum problema, cito como exemplo a AzAmerica que está com todos seus aparelhos funcionando a todo vapor no SKS e no IKS.

O que irá acontecer é o seguinte:
1 - Teams que possuem "contrato" direto com Hispasat ainda continuarão fornecendo suas Keys. Por quanto tempo? Isso é impossível prever, visto que para algumas marcas já estão migrando de satélite.

2 - A mudança, ou melhor, a migração de satélite não simples. Pois depende de alguns fatores, como:
  • O contrato de locação de dados em um satélite é complexo e delicado. Já pensou uma Team falar que vai locar para transmitir Keys?
  • Caso consiga ocultar o real motivo da locação do satélite, o valor é altíssimo. Teams terão que juntar para pagar a locação do sinal. Essas parcerias nunca acabam bem. Temos com exemplo a recente briga dos Teams da TocomSat e AzAmerica. 
  • O que pode acontecer, é novamente buscar vulnerabilidade no seu sinal de dados em algum satélite, como aconteceu no exemplo da Ragio durante todo o ano de 2011. 

3 - Após definido o satélite de envio das Keys, as Teams terão ainda um certo tempo para testarem sinal, atualizações, bugs, etc.

Abaixo um comunicado de um colaborador oficial da Duosat, informando mais sobre o tema:


Usuários do norte e nordeste do Brasil estão com os dedos cruzados torcendo para que a mudança de satélite seja para um que tenha cobertura em todo o Brasil, coisa que não acontece no Hispasat.

Boatos já surgem e surgiram de novos e possíveis satélites:

- SATMEX 6 - 113.0° W

(OBS: Alguns sites e blogs, ainda não se deram conta de pesquisar e informam que o NSS7 e SES4 não é o mesmo satélite. Alguns citam o nome do primeiro e posição do segundo.)

Por enquanto o que nos resta é esperar.

Fonte: Ragio, Atualizasat, DuoSat.

By AzMais - Feito para você!

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More
Apontamento